O Instagram está testando um feed baseado em algoritmos que, assim como o Facebook, não exibe as fotos em ordem cronológica. Isso está aparecendo inicialmente para poucos usuários, mas a empresa planeja implementar essa mudança para todos no longo prazo.

O New York Times foi o primeiro a relatar que o serviço de compartilhamento de fotos está preparando um feed sem a ordem de sempre: “isto vai começar com uma série de testes entre pequenos grupos de usuários, antes de decidirem levar as mudanças para todos”.Ou seja, em breve você poderá ver imagens de café da manhã na hora do jantar e vice-versa. Essa curadoria não é necessariamente algo ruim: se o Instagram não me fizer mais percorrer uma longa lista de fotos – algumas das quais são menos relevantes – tanto melhor.

O Instagram alega que os usuários não veem em média 70% dos posts de seus amigos, então você estaria perdendo um monte de coisas potencialmente interessantes. Esta abordagem é semelhante à adotada pelo Facebook e Twitter; este último introduziu um recurso chamado “enquanto você esteve ausente”, exibindo no início do feed alguns tweets passados. Eles também oferecem uma timeline sem ordem cronológica.

Vale notar que, nessas redes sociais, você tem a opção de ver seus posts em ordem cronológica. No Facebook, você pode clicar no botão ao lado de “Feed de Notícias” e escolher a opção “Mais recentes” (ou simplesmente visitar facebook.com/?sk=h_chr). No Twitter, é possível ir até às configurações e desativar a opção “Mostrar os melhores Tweets primeiro”.

Por isso, espero que o Instagram permita escolher que um algoritmo não reorganize suas fotos. A rede social diz: “vamos tomar algum tempo para fazer isto certo e ouvir o seu feedback ao longo do caminho. Você verá esta nova experiência nos próximos meses”.