O Remarketing é a maneira na qual o Google se refere a sua ferramenta de Retarget, então para entendermos o conceito de remarketing é necessário aprendermos o que é Retarget, então vamos lá.

O que é Retarget?

O Retarget vem do inglês e podemos traduzir para algo como: re-mirar ou talvez como mirar novamente em um alvo que já foi mirado anteriormente, a grosso modo, trazendo isso para a nossa realidade no mundo virtual, podemos definir como sendo uma estratégia para impactar um usuário por meio de uma comunicação direcionada, pela segunda, terceira ou mais vezes de acordo com seu histório de navegação.

Aplicação e Uso do Remarketing em Hotéis e Pousadas

Para um hotel ou pousada independente, às vezes é muito difícil ser notado, é necessário um bom planejamento e estratégia digital para criar e direcionar uma comunicação com hóspedes em potenciais. Quando um potencial hóspede está procurando um hotel ele o faz por diversos meios, mas basicamente pode encontrar o seu hotel em sites de guias locais, nas redes sociais, na OTA’S ou na grande maioria dos casos através de uma pesquisa no google.

Durante esse processo, ao optar pelo seu hotel ou pousada, o hóspede em potencial provavelmente irá acessar o seu site para ver as fotos dos seus quartos, sua localização e os serviços que oferece, e é muito provável que ele em um primeiro momento não reserve ou entre em contato com seu hotel ou pousada, segundo o Google 96% das vezes ele não irá efetuar uma reserva, se o site do seu hotel for o primeiro a ser visitado, pois o hóspede em potencial, tende a entrar em sites de outros hotéis semelhantes para fazer um comparativo ou até mesmo procurar por outras opções, e por esse motivo é bem provável que tenha esquecido sobre você pelo tempo que passa escolhendo, comparando ou visitando outras opções.

O remarketing permite que seu hotel se reconecte com os hóspedes que visitaram o site, para lembrá-los de voltar e visitar seu site novamente, normalmente incentivando-os a fazê-lo, oferecendo um desconto exclusivo. Ao proporcionar reengajamento com os visitantes seu hotel pode se beneficiar de uma maneira muito mais econômica de convertê-los em futuros hóspedes.

Exemplo de Aplicação do Remarketing

Exemplo de Aplicação do Remarketing

Dentro dos meios para a aplicação do remarketing posso destacar 3, sendo eles:

Remarketing usando o Google AdWords

No Google AdWords, você pode criar anúncios específicos para serem exibidos na Rede de Display do Google e apenas para os visitantes anteriores. Recomendo que, nos seus anúncios, você possa incentivá-los a clicar novamente no site, oferecendo um desconto ou uma oferta especial, como um tratamento gratuito de spa ou upgrade, por exemplo. Você pode aumentar suas conversões ainda mais criando uma página de destino exclusiva (landing page) com seu mecanismo de reserva incorporado com a oferta exclusiva.

Vale ressaltar ainda, que se você utiliza o Google Analytics como ferramenta de monitoramento e estatística, poderá verificar quais os clientes potenciais estão visitando o site do seu hotel. Você pode filtrar os usuários por quais páginas eles visitaram ou se eles entraram no processo de reserva, separando em listas para serem utilizadas com o Google Adwords.

RLSA (Lista de remarketing para anúncios de pesquisa)

Embora o remarketing através do Google AdWords se baseie em anúncios gráficos (Rede de Display), existe também outra forma de remarketing através de anúncios de texto tradicionais. Novamente, o mesmo princípio se aplica, ou seja, uma pessoa que visitou seu site, somente desta vez, quando eles voltarem para o Google para continuar sua busca por “Hotel em Campos do Jordão”, verão seu anúncio de texto nos resultados da pesquisa com o Opção de revisitar seu site e finalmente Reservar. Google ainda é o principal canal para viajantes que procuram hotéis em destinos específicos, com isso suas campanhas de adwords em rede de pesquisa podem se beneficiar também bom o RLSA.

Anúncios dinâmicos no Facebook

Semelhantemente ao Remarketing do Google, com o Facebook ADS você poderá reengajar pessoas com anúncios que aparecerem em seus respectivos feeds. Como mais de 1,4 bilhões de pessoas estão conectadas ao Facebook e crescendo o tempo todo, isso fornece uma excelente maneira para hotéis e pousadas para se re-impactar potenciais clientes que visitaram recentemente o seu site e convertê-los em potenciais clientes, enviando-os de volta para uma página de destino com uma Oferta ou promoção.

Para a maioria dos hotéis independentes nos últimos anos, está cada vez mais evidente a dependência de vendas realizadas por meio das OTA’S. No entanto, alguns hotéis tem demonstrado que é possível aumentar reservas diretas com um bom plano de comunicação e marketing. Ao Introduzir uma estratégia de marketing simples no plano de marketing do seu hotel para 2017, você poderá contar com uma maneira clara, simples e econômica de se reconectar com clientes potenciais e convertê-los em hóspedes.